segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dicas culturais: Conheça Ribeirão

CONHEÇA RIBEIRÃO PRETO

O município de Ribeirão Preto se localiza no nordeste do Estado de São Paulo a uns 313Km da capital São Paulo e é conhecido como a 'Capital da Cultura', 'Capital do Café' e 'Califórnia Brasileira'. Se destacam seus museus e teatros especialmente o Museu do Café e o Teatro Pedro II, um dos mais importantes do Brasil e o 5º maior teatro de ópera do mundo, no estilo ferradura inspirado no Opera de Paris, sem esquecer dos seus templos, entre os que merecem especial destaque a Catedral Metropolitana e o Santuário das Sete Capelas, e seus espaços naturais como o Parque Municipal do Morro de São Bento, lugar onde estão localizados o Complexo Cultural Antônio Palocci, o Bosque Municipal Fábio Barreto e o Zoológico Municipal.


HISTÓRIA DE RIBEIRÃO PRETO


No começo estas terras estiveram ocupadas por índios até o século XIX, as quais foram doadas por José Mateus dos Reis, dono da maior parte da Fazenda das Palmeiras, para a construção de uma capela em homenagem a São Sebastião, dando origem a um pequeno povoado que anos mais tarde se converteria em município de Ribeirão Preto.

A meados do século XIX, no ano de 1856, se fundou a população. A freguesia cresce rapidamente e no ano de 1871 se eleva à categoria de município e é denominada Vila de São Sebastião de Ribeirão Preto. No ano de 1879 se muda o nome e fica conhecido como Vila de Entre Rios, até o ano de 1881 quando recupera sua anterior denominação.

Em 1883 com a chegada do trem a população segue crescendo, iniciando-se então uma época de desenvolvimento e progresso. Uma das suas principais atividades era o cultivo do café. Suas terras vermelhas favoreciam o cultivo e a região se converteu em uma das maiores produtoras de café do país.

No ano de 1889 fundou-se a Cidade e se construíram os monumentos mais importantes, templos, palácios, museus, teatros e fábricas. A produção e comercialização do Café Bourbon é a principal responsável da sua transformação e Ribeirão Preto se converte no maior centro produtor de café de todo o Mundo.

A Cidade continuou seu crescimento até o ano de 1929, quando a quebra da Bolsa de Nova York motivou um período de decadência para todo o município, o qual não se recuperou tão cedo. Mas ainda assim, o Teatro Pedro II, símbolo do poder da sociedade cafeteira, se inaugurou no ano de 1930.

A meados do século XX se mudou a Cidade algumas das faculdade mais importantes do Estado do Estado de São Paulo, a população começou então a recuperar-se da crise e sua principal atividade econômica era a agricultura. Seus principais cultivos foram, além do café, a cana de açúcar, a soja, o milho, o algodão e as laranjas.

Hoje em dia o turismo é outro dos seus principais recursos econômicos, lugar visitado por uma quantidade de turistas ao longo do ano. Seu principal pedido turístico é o seu rico patrimônio monumental e cultural, a Cidade está repleta de templos, palácios, teatros e museus. Outro dos seus encantos é o seu belo entorno natural onde se encontra localizada, rodeada de parques, montanhas, vales e rios, frequentado pelos amantes da natureza.

PASSEIO TURÍSTICO RIBEIRÃO PRETO


Catedral Metropolitana de São Sebastião A Catedral Metropolitana de São Sebastião é o principal templo da Cidade. Encontra-se situada na Praça das Bandeiras, no centro da cidade, e na sua arquitetura se combina o estilo romântico com o gótico. Foi inaugurada no ano de 1920 e no seu interior merece especial destaque o seu colorido vitral e os afrescos pintados por Benedito Calixto.


Complexo Cultural Antônio Palocci O Complexo Cultural Antônio Palocci se localiza no ponto mais alto da Cidade, Morro de São Bento, a 518 metros de altura. Está formado pela Praça Alto do São Bento, o Santuário das Sete Capelas, a Casa da Cultura Juscelino Kubitschek, o Teatro de Arena Jayme Zeiger e o Teatro Municipal, entre outros monumentos. Além disso situado nas proximidades, merece especial destaque o Parque Municipal do Morro de São Bento.


Praça Alto do São Bento A Praça Alto do São Bento situa-se no Morro de São Bento e é o lugar onde se concentram os monumentos mais importantes do Complexo Cultural Antônio Palocci. No seu centro destaca-se uma escultura de bronze do Cristo Redentor, inaugurada no ano de 1952.


Santuário das Sete Capelas O Santuário das Sete Capelas se localiza no Morro do São Bento e é um dos principais monumentos do Complexo Cultural Antônio Palocci. Foi construído a meados do século XX e está formado por sete capelas, cada uma delas dedicadas a seu santo padroeiro, a Capela de Nossa Senhora das Graças, a Capela de São Judas, a Capela de Nossa Senhora Aparecida, a Capela de Santa Terezinha, a Capela de São Jorge, a Capela da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Capela da Penitência.


Casa da Cultura Juscelino Kubitschek A Casa da Cultura Juscelino Kubitschek forma parte do Complexo Cultural Antônio Palocci localizado na Praça Alto do São Bento. Foi construída no ano de 1976 e foi inaugurada um ano mais tarde em 1977. É um dos centros culturais mais importantes do município, entre outras coisas é a sede da Secretaria da Cultura, a Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida, a Sala de Exposições Leonello Berti e a Escola de Belas Artes Cândido Portinari. Seus arredores estão rodeados de belos jardins onde destacam as esculturas de Bassano Vaccarini e Thirso Cruz.


Teatro de Arena Jayme Zeiger O Teatro de Arena Jayme Zeiger se localiza no Morro de São Bento, formando parte do Complexo Cultural Antônio Palocci. Foi construído por Jaime Zeiger e inaugurado no ano de 1969. O teatro em estilo grego com uma capacidade para mais de 2.500 pessoas.


Teatro Municipal O Teatro Municipal de Ribeirão Preto situa-se no Alto do São Bento. Foi inaugurado no ano de 1969 e no seu interior se realizam além de representações, diferentes atos e eventos culturais. Destaca seu belo jardim lateral.


Teatro Pedro II O Teatro Pedro II situa-se na Rua Alvares Cabral e é um símbolo de poder da sociedade cafeteira, tão importante no desenvolvimento da população. Sua construção se iniciou no ano de 1928 e foi inaugurado dois anos mais tarde, no ano de 1930. No decorrer da sua história funcionou como teatro, cinema e sala de jogos, até que no ano de 1980 lhe devastou um incêndio. No ano de 1991 foi reformado e ampliado, inaugurando-se outra vez no ano de 1996 e convertendo-se em um dos maiores teatros de ópera do país e o 5º maior teatro de ópera do mundo, no estilo ferradura inspirado no Opera de Paris  Desde o ano de 1982 está integrado no Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.


Palácio Rio Branco O Palácio Rio Branco situa-se na Praça Barão do Rio Branco. Foi construído entre o ano de 1915 e o de 1917, e posteriormente reformado a finais do século XX. Ao longo da sua história foi o Gabinete do Prefeito, Secretaria do Governo, Departamento de Administração Geral e Arquivo Histórico, e atualmente é a sede da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.


Museu do Café Francisco Schmidt O Museu do Café Francisco Schmidt se localiza na Avenida do Café, no interior de um belo edifício de meados do século XX situado no Parque Botânico da antiga Fazenda Monte Alegre. Foi inaugurado no ano de 1955 e em seu interior se guardam as coleções mais importantes do Estado de São Paulo relacionadas com a História do Café, tão importante para o desenvolvimento do município.


Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos O Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos está instalado na Avenida do Café, na antiga sede da Fazenda Monte Alegre. Foi inaugurado no ano de 1950 e guarda no seu interior numerosos objetos e coleções que nos mostram um pouco mais da história de todo o município.


MIS - Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno O Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno, pioneiro da Rádio do Interior do Brasil, situa-se na Rua São José. Guarda no seu interior interessantes coleções de discos, rádios, cassettes, fotos, gravadores e máquinas cinematográficas, entre outras coisas.


Museu de Arte de Ribeirão Preto O Museu de Arte de Ribeirão Preto está instalado na Rua Barão do Amazonas, no interior da antiga Câmara Municipal. Foi inaugurado no ano de 1992 e expõe interessantes coleções de arte de artistas contemporâneos, entre outras obras.


Galeria de Arte a Céu Aberto A Galeria de Arte a Céu Aberto se realiza todos os domingos na Praça Aureliano de Gusmão, conhecida popularmente como Praça 7 de Setembro. É organizada pela Secretaria da Cultura da Cidade.


Choperia Pinguim A Choperia Pinguim é a cervejaria mais importante da Cidade, famosa por vender a melhor cerveja do país. Se localiza dentro do Edifício Diederichsem, no Quarteirão Paulista, e foi inaugurada no ano de 1943 por Nicolás Miranda.


Praça XV de Novembro A Praça XV de Novembro, é um dos lugares históricos mais importantes da cidade, foi construída no ano de 1890 e sofreu numerosas modificações no decorrer da sua história. É uma das praças ajardinadas mais importante da Cidade e no seu interior destaca-se o Coreto, com numerosos postes de iluminação e bancos, a Fonte Luminosa e o Monumento do Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932. Foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico no ano de 1985.


Parque Municipal do Morro de São Bento O Parque Municipal do Morro de São Bento é a maior área verde urbana e o patrimônio natural mais importante de todo o município. Foi criado no ano de 1995 e no seu interior encontra-se o famoso Complexo Cultural Antônio Palocci, o Complexo Esportivo, o Bosque Municipal Fábio Barreto e o Zoológico Municipal.


Bosque Municipal Fábio Barreto O Bosque Municipal Fábio Barreto forma parte do Parque Municipal do Morro de São Bento e foi inaugurado no ano de 1948, como área de lazer e encontros sociais da cidade. Conta com restaurantes, bares e áreas de descanso.


Zoológico Municipal O Zoológico Municipal se localiza dentro do Parque Municipal do Morro de São Bento. Foi criado no ano de 1951 e conta com mais de 600 animais de 120 espécies diferentes.


Parque Curupira O Parque Curupira é uma área de conservação situada na Avenida Costábile Romano, um dos lugares preferidos pelos habitantes do município para descansar e realizar longos passeios. É um dos espaços de lazer mais importantes da Cidade e no seu interior existem lagos e cascatas artificiais. Conta com um palco ao ar livre onde se realizam importantes representações e atos culturais, com uma capacidade de 20.000 pessoas.


Kartódromo Municipal Antonio de Castro Prado Neto O Kartódromo Municipal Antonio de Castro Prado Neto está situado na Rua Orestes Lopes de Camargo.



Curosidade sobre a Choperia Pinguim
Choperia Pinguim

Choperia Pinguim
Choperia Pinguim, ao lado do Teatro Pedro II.
Choperia Pinguim em Belo Horizonte.
Choperia Pinguim é uma das mais famosas e tradicionais choperias do Brasil. Desde sua inauguração serve chopp da marca Antarctica (daAmbev), mantendo sempre o mesmo padrão e qualidade. É localizada na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, num edifício histórico do centro. Grande atração turística, tem a fama de servir o "melhor chope do Brasil" e é frequentada intensamente por turistas e artistas famosos.

Inaugurada em 10 de novembro de 1936 por Nicolás Miranda, a famosa casa de chope está instalada no Edifício Diederichsen e também no Quarteirão Paulista, onde inicialmente funcionou o Snooker Pinguim. Possui também outras filiais na cidade.Há uma lenda que tenta explicar a fama de excelência do bar. Segundo os antigos moradores ribeirãopretanos a qualidade do chope é devido a proximidade do Pinguim com a antiga fábrica da Antártica na cidade, segundo a lenda o chope era transportado logo após sua produção para a choperia por meio de um encanamento subterrâneo, chamado de "chopeduto". Albano Celini, comprou a choperia em 1965. Desde lá, passou a registrar mais de duas mil pessoas, diariamente, consumindo mais de dois mil litros de chope, servidos em tulipas de cristal em um processo de congelamento da cantina passando por mais de 800 metros de serpentina até a saída da bomba.

Os novos proprietários, liderados pelo empresário Antônio Alves, passaram a administrar o Pinguim em 1984, que é conhecido como Pinguim 1porque em 1977, no Edifício Meira Júnior, do Quarteirão Paulista, em frente ao primeiro, foi inaugurado o Pinguim 2.
Em 1990, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou lei de preservação do local onde funciona o Pinguim 1 para que não seja licenciado outro tipo de comércio a não ser choperia, para manter a tradição. A choperia é um ponto turístico muito importante da cidade, reconhecida por diversos guias de turismo e pela própria prefeitura[1].
Hoje a Choperia Pinguim possui mais duas unidades em Ribeirão Preto, sendo uma no Ribeirão Shopping e outra no Shopping Santa Úrsula, além de uma unidade na cidade de Belo Horizonte, a primeira e única fora da Califórnia Brasileira.


Marcelo Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem, obrigado!